O Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Minas Gerais (IDES-MG) foi criado em 2007, com o objetivo de promover ações educacionais e de assistência social, de forma permanente e planejada, realizando ações de educação e assistência social.
Em todas as atividades desenvolvidas, o IDES-MG preza pela universalidade de atendimento, sempre de forma gratuita e sem qualquer tipo de discriminação.
Missão
Contribuir para o desenvolvimento humano da população dos territórios mais vulneráveis, buscando, assim, a justiça social, por meio da garantia dos direitos das crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiência e em situação de risco e vulnerabilidade social.
Visão
Atender seus assistidos com qualidade, eficácia e eficiência, promovendo e minimizando sua condição de vulnerabilidade social.
Valores
- Transparência
- Ética
- Colaboração
- Respeito
- Responsabilidade social
História do IDES-MG
O IDES-MG foi criado em 2007 e, desde então, realiza um importante trabalho educacional na esfera do Ensino Infantil, com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9394/1996).
Com intensa atuação na cidade de Betim, o Instituto também tem expandido suas ações para o município de Divinópolis, na região Centro-Oeste do estado.
Atua como rede complementar na execução de serviços da política pública de assistência social e educação, além de organizar ações voltadas para a proteção social.
A família é o eixo central das ações, que contempla crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos, pessoas com deficiência e pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Já desenvolveu o projeto “Droga em Discussão”, com ações de prevenção ao uso/abuso de álcool, crack e outras drogas, em 2011; o Projeto “Espaço para Todos – Esporte, Lazer, Saúde e Educação”, entre 2010 e 2012; além de atividades lúdicas, culturais e de formação.
Realiza, ainda, ações para inserir os usuários do mundo do trabalho, com projetos de capacitação, orientação e contato dessas pessoas com vagas disponíveis em sites e empresas parceiras.
Durante a pandemia, elaborou novos projetos para atender as demandas de famílias vulneráveis, que viviam um cenário de desemprego e insegurança alimentar.
Em todas essas esferas, as ações do IDES-MG ajudam a melhorar a qualidade de vida das pessoas, prevenir a ruptura de vínculos familiares e comunitários, superar situações de fragilidade e incluir socialmente todos os usuários atendidos.
Público-alvo
Educação infantil:
Crianças de 4 meses a 5 anos e 11 meses.
Assistência social:
Crianças e adolescentes de 06 a 17 anos de idade e idosos(as) com idade igual ou superior a 60 anos.
Inserção no mercado de trabalho:
Jovens e adultos a partir de 18 anos.